Redes Sociais Andrade & Bastos - Canal no YouTube | Twitter | Facebook | Orkut | Sites que Indicamos - Andrade & Bastos | Rondônia em Geral

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Imagens de uma nova ótica - Pimenta Bueno sob nova perspectiva de ótica através dos viadutos


Pimenta Bueno é uma cidade interessante. Parece que nada do que acontece nessas paragens é bom. Teve gente que arrumou "briga" quando o pessoal da CDL e ACIPB foi realizar a 1ª Feira Comercial e Industrial de Pimenta Bueno - FICOP; teve gente que foi arrumar "briga" por causa do Latinoamericano de Motocross; tem gente que vai arrumar "briga" por causa da 32ª Expopib, e mais recentemente teve uma espécie bastante peculiar de "cidadão" que foi arrumar "briga" por causa dos viadutos.

Um desses Advogados que existem na cidade entrou com uma Ação Popular para paralisar, mais um vez, as obras dos viadutos em Pimenta Bueno, como se já não bastasse todo o transtorno causado desde que a primeira máquina deu a primeira pazada no asfalto da BR 364 lá no ano de 2006. As constantes paralisações desta obra, faraônica ou não, causaram prejuízos que até hoje não foram contabilizados pelos comerciantes localizados às Marginais da Rodovia. Um caos quase total, que como todos se lembram gerou protestos e até fechamento da BR.

Ninguém aguenta mais o Prefeito Augusto Plaça dizendo que não tem nada a ver com isso; ninguém aguenta mais o senador Valdir Raupp dizendo que "adotou as crianças feias", e que se o problema era dinheiro, agora é a solução, porque mais R$ 10 milhões foram garantidos para a conclusão dos viadutos.

Mas, apesar do descalabro de pedir a paralisação da obra, os 33 apontamentos levantados pelo dito Advogado não deixam de estar corretos, porque, por exemplo, ninguém consegue explicar o fato dos viadutos estarem localizados fora do cruzamento de vias. Quem vier de Vilhena a fim de ir para Rolim de Moura, terá que deixar a BR 364, passar por baixo do viaduto e fazer uma manobra difícil, no caso das carretas, para adentrar a RO 010. Isto porque o viaduto está cerca de 50 metros fora do cruzamento de via que dá acesso ao município vizinho.

Ninguém parece estar capacitado na cidade, também, para dizer claramente quanto está custando a obra; qual o cronograma; qual o dia previsto para o término e tudo mais. Todas estas informações, por Lei, deveriam estar explicitadas numa placa informativa fixada no local. Como disse o Advogado, "a obra não apresenta nenhuma causa justa e lógica de existência, pois o trânsito neste trecho da rodovia, em razão de seu fluxo, não exige a intersecção de um viaduto, muito menos dois".

CONTUDO, acredita-se que 99,99% da população queira a conclusão da obra sem considerar neste momento os questionamentos levantados e apontados pela apuradíssima percepção do representante da Lei, simplesmente porque tais fundamentações deveriam ter sido explicitadas muito antes da obra ser iniciada. Se a conclusão dos viadutos de Pimenta Bueno for interrompida mais uma vez, talvez nada aconteça porque muitos são os que se acovardam por detrás de comentários infundados e sem nexo, reclamações intermináveis, sendo, todavia, incapazes de darem "a cara à tapa" em prol da reivindicação de seus próprios direitos, mas que vão ficar muito chateados, não resta a menor dúvida que vão.

ENTRETANTO Pimenta Bueno pode ser observada sob uma nova perspectiva de ótica, principalmente se os que gostam de falar mal fizerem uma visita ao viaduto, subirem a rampa e olharem a cidade "de cima", como fez no início da tarde de ontem (24), o Dr. Noel Nunes de Andrade, Presidente da OAB em Pimenta Bueno e Sócio-Proprietário do Grupo Andrade & Bastos.

Dr. Noel também concorda com a opinião da urgente necessidade da conclusão dos viadutos, principalmente depois de todo o transtorno que geraram à população pimentense. Ele destaca que este é o momento de se procurar os pontos positivos para a existência dessas obras no meio da cidade. De certa forma ele concorda que os viadutos vão contribuir para uma melhoria na organização do trânsito de Pimenta Bueno, e que esta organização, por sua vez, será fundamental para que se diminua o alto índice de acidentes na cidade, e consequentemente menos pessoas morrerão nesses sinistros.

"Agora podemos olhar para a cidade de Pimenta Bueno com olhos que antes não podíamos. Olhar a cidade de cima dos viadutos é interessante, porque descobrimos uma nova cidade; uma nova perspectiva de ótica. Temos que acreditar que tudo será melhor quando a obra for concluída", diz o Advogado
.






Nenhum comentário:

Postar um comentário