Arnaldo B. T. Martins - A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, e a Associação Comercial e Industrial de Pimenta Bueno – ACIPB, promoveram na noite do último sábado (7), uma reunião com dezenas de empresários e a Imprensa local para o lançamento do projeto da 1ª Feira Industrial e Comercial de Pimenta Bueno – FICOP. O Projeto tem por finalidade realizar uma grande feira industrial na Praça dos Pioneiros, sobretudo com a participação das empresas do pólo têxtil. O Presidente da CDL, Edimar Cosmo, disse na ocasião que o município tem se destacado como indústria têxtil e que precisa desta feira para se consolidar, trazendo consumidores de outros município e até de outros estados para comparem aqui.
Também estiveram presentes alguns vereadores e o Prefeito Augusto Plaça. Os políticos foram abordados pela CDL e pela ACIPB no sentido de apoiarem o evento. O prefeito Augusto Plaça fez uma detalhada explanação de sua administração, e disse que a arrecadação local não permite altos investimentos, mesmo como forma de apoio. Ele observou que como os empresários pretendem obter apoio do Governo Estadual, o Prefeito e os Vereadores podem interceder em Porto Velho das mais variadas formas, “entretanto, sem deixar de participar da melhor forma possível através da Prefeitura Municipal”, disse o Prefeito Augusto Plaça.
Na reunião que contou com a presença de cerca de 50 empresários pimentenses, vários tiveram a oportunidade de se pronunciar.
O Dr. Noel Nunes de Andrade, da Andrade & Bastos Advogados Associados, disse que este tipo de iniciativa é que contribui com o fortalecimento do desenvolvimento local. O empresário Chico da Santa Maria, representando o setor cerâmico, disse que sua empresa está a disposição para contribuir com o evento, parabenizando a CDL e a ACIPB pela iniciativa. A Coordenadora do Curso de Administração da Faculdade de Pimenta Bueno, Maíza, disse que a FAP também participará do evento lembrando que projetos que começam pequenos, como este, podem se tornar em grandes referências no futuro. Ela destacou que os universitários do curso de Administração terão mais uma oportunidade de ampliarem os conhecimentos adquiridos na faculdade.
O Diretor de Marketing do Grupo Cairu, Ricardo da Silva, representou os empresários Euflávio e Eugênio, e disse que o grupo também está engajado neste projeto, que certamente tem como objetivo principal o desenvolvimento industrial pimentense. Ele lembrou que o grupo Cairu começou como uma pequena empresa, e que hoje emprega mais de 1.100 trabalhadores. "Temos a certeza de que este evento será o primeiro passo para muitos outros, que vão consolidar a indústria de confecções desta cidade", disse Ricardo declarando-se pimentense depois de ter vindo da cidade de São Paulo há cinco anos. "Sou pimentense de coração e hoje resido nesta cidade com minha família, indo a São Paulo nos fins de anos apenas para visitar parentes", disse.
O vereador Bozo, na oportunidade falou como madeireiro. Ele disse que nas décadas de 70 e 80 a madeira dominou a economia local, e dezenas de empresas estavam instaladas em Pimenta Bueno. “Hoje os madeireiros não conseguem mais trabalhar devido às normas ambientais em vigência, de forma que temos que encontrar formas alternativas de trabalho, e o setor têxtil do nosso municípios tem se destacado, e foi reconhecido pela Assembléia Legislativa de Rondônia como Pólo Industrial da Confecção”, disse Bozo que também parabenizou os organizados da 1ª FICOP pela “coragem”.