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domingo, 15 de maio de 2011

Palestra sobre “Vícios de Linguagem” chamou atenção no Auditório da FAP


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Arnaldo B. T. Martins - Os Operadores de Cobrança da Andrade & Bastos – Assessoria de Cobrança, receberam três palestras na manhã do último sábado (14), no auditório da Faculdade de Pimenta Bueno – FAP. Em sua grande maioria mulheres, os Operadores também assistiram a uma peça teatral apresentada por Valdinar e sua equipe, sobre “atendimento ao telefone”, abordando, com muito humor, os pontos negativos de um mal atendimento do telefone em uma empresa.

A Professora Sônia Mara Nita – UNIR, apresentou uma esclarecedora palestra sobre “Vícios de Linguagem”, que praticamente todas as pessoas têm, mas poucos são os que adminitem o vício de linguagem. A professora explicou que para quem trabalha com operação de cobrança por telefone, tem que saber bem o que está falando, a fim de estabelecer uma negociação harmônica com os clientes que, em suma, estão devendo. “A conversa ao telefone sobre cobrança é um assunto delicado para tratar com quem está devendo, de forma que quem está ligando para cobrar, deve saber bem sobre as palavras que vai proferir ao telefone”, diz a professora.

Ela falou dos principais vícios de linguagem que são aqueles dizeres como “ta”, “né”, “hã”, “então”, “coisas”, “tipo assim”, dentre outros. Ela explicou que esses vícios se dividem em Barbarismo, Solecismo, Cacofonia, Ambigüidade, Prolixidade, Eco, Colisão, Preciosismo, Arcaísmo, Plebeísmo e Redundância.

Ela explicou ainda que a qualidade do atendimento está prevista em Lei, no Decreto nº 6.523, de 31 de Julho de 2008, e “Regulamenta a Lei nº 8.078, de 11 de Setembro de 1990, para fixar normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC”. Sônia Mara chamou atenção para o Artigo 9º, onde diz que “O atendente, para exercer suas funções no SAC, deve ser capacitado com as habilidades técnicas e procedimentais necessárias para realizar o adequado atendimento ao consumidor, em linguagem clara”, deixando explícita a necessidade de se falar bem ao telefone, principalmente para realizar cobranças.

Os Operadores de Cobrança também receberam palestras do Diretor de Marketing do Grupo Cairu, Ricardo Silva, que falou sobre Marketing Pessoal, e outra palestra sobre Ética no Trabalho. Na palestra sobre Marketing Pessoal as operadoras participaram de uma dinâmica, onde tiveram que falar suas impressões sobre uma fotografia que receberam. Segundo os organizadores do evento, “talentos de oratória e interpretação foram revelados nesta dinâmica”.

Para o Gerente Operacional, Fábio Pacheco, essas palestras são fundamentais para o melhoramento dos serviços pretados pela Andrade & Bastos – Assessoria de Cobrança. “Lidamos com todo tipo de gente o dia inteiro, e como nossos clientes são pessoas que estão devendo, devemos nos preocupar com a qualidade do que falamos ao telefone, e por isso a empresa está trazendo mais esta qualificação às nossas operadoras”, disse Fábio Pacheco.

Ao agradecer a Faculdade de Pimenta Bueno – FAP, pela parceria que viabilizou o espaço para mais de cem pessoas, o Gerente Geral, José Carlos, disse que as operadoras de cobrança da Andrade & Bastos – Assessoria de Cobrança, têm um papel fundamental no sucesso que a empresa vem obtendo em, pelo menos 14 Estados brasileiros onde atua. “E esse tipo de qualificação será cada vez mais freqüente, porque estamos abrindo mercado em outros estados”, concluiu o Gerente.













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